
Projetos de Ensino
Um dos tripés do Programa de Educação Tutorial da Zootecnia é o Ensino. As atividades de ensino as importantes para dissimilar os conhecimentos adquiridos pelas atividades desenvolvidas pelo grupo.
Recepção dos Ingressantes do Curso de Zootecnia









Em 2017 o grupo dará continuidade ao trabalho iniciado em 2013, recepcionando os ingressantes do curso de Zootecnia em sua primeira semana na universidade, compromisso associado à direção da Faculdade, atuando também na prevenção do trote. O objetivo é orientar e integrar os ingressantes do Curso de Zootecnia as rotinas da FCAV, tornar todos setores e áreas de atuação da zootecnia sob seus conhecimentos e estimulá-los a se engajarem, desde o início do curso, a atividades de estágios, desenvolvendo projetos e participando de grupos de estudos.
Semana do Zootecnista




A Semana do Zootecnista e a Mostra Científica do PET zootecnia ocorrem, simultaneamente, no centro de convenções da FCAV, sendo que este evento consta do calendário oficial da FCAV. O tema da XVII Semana do Zootecnista é o Mercado do Futuro Zootecnista e os participantes receberão um certificado de participação. Na V Mostra Científica poderão ser inscritos trabalhos nas categorias pesquisas e revisão bibliográfica cujos autores são alunos da FCAV ou outras universidades. Os trabalhos serão avaliados previamente por um grupo de pareceristas. Os trabalhos aceitos ficarão expostos durante o evento e os três melhores resumos serão premiados, desde que apresentem como primeiro autor um aluno da graduação. Os autores dos trabalhos receberão um certificado de apresentação de trabalho.
Ciclo De Palestras e
Prática: Atualidades nas pesquisas da FCAV







Nesta atividade é composta por uma série de palestras e aplicação no campo ministradas por pós-graduandos da FCAV – UNESP. As palestras são elaboradas pelos pós-graduando e devem obedecer um tema específico atual, definido previamente pelo grupo PET zootecnia, direcionado a uma linha de pesquisa de um determinado grupo. A prática, que é a demonstração das teorias no campo e serão realizadas nos setores onde o grupo de pesquisa desenvolve suas atividades. Esta atividade é aberta ao público em geral e mais especificamente, aos alunos da FCAV e demais universidades.
Visitas Técnicas




As viagens técnicas são realizadas com o intuito de promover conhecimento e experiencias teóricas, práticas e técnicas sobre um ou mais determinados setores da zootecnia assim tornando uma capacitação diferenciada dos petianos e tornando-os mais aptos a atuarem na prática. Outro intuito das viagens técnicas é a aproximação do grupo fora das reuniões semanais, fortalecendo-o.
Leituras Dirigidas






A atividade de “Leituras Dirigidas” é constituída de rápidas apresentações baseadas em temas em destaque, que permitem aos alunos realizarem a correlação entre pesquisa, ensino e extensão a medida que esta atividade é derivada das atividades de pesquisas coletiva ou individual. De fato, ao pesquisar, organizar e realizar a apresentação sobre um tema, o aluno tem a oportunidade de desenvolver ações nas três dimensões acadêmicas. No período cada petiano deverá realizar, no mínimo, uma leitura no período. O objetivo da atividade de Leitura Dirigida é incentivar o aluno a aprimorar sua formação através de leituras de artigos com temas relevantes, inovadores e culturalmente ricos.
Seminários










Esta atividade ocorre a vários anos e é considerada pelos petianos como uma das mais importantes para a formação acadêmica, profissional e do indivíduo. Nela há a possibilidade da troca de informações dentro e fora do âmbito acadêmico sobre temas de interesse da formação profissional e cidadã. A atividade de seminário é o aprofundamento das pesquisas iniciadas com a atividade de leituras. O conteúdo do seminário é baseado em leituras de artigos científicos que são resultados de numa revisão bibliográfica. O objetivo do seminário é incentivar a pesquisa e contribuir para formação acadêmica, disseminar o conhecimento científico e contribuir para o aprimoramento da capacidade de síntese e das técnicas de apresentação dos petianos.
Capacitações Petianas






As capacitações petianas são consideradas um dos grandes diferenciais de quem faz parte de um grupo como o Programa de Educação Tutorial , pois estas promovem uma atividade extra curricular de conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos setores, tais como desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. No ano de 2017 já foram realizadas duas capacitações, elas são: "Utilização do programa de formulação de dietas Super Crac" e "Utilização do programa de design Canva para criação de Artes".
Edição do Jornal " Carro de Boi "






O jornal \"Carro de Boi\" é editado pelo grupo, desde 1993, sendo um veículo de divulgação das atividades realizadas na faculdade e pelo grupo PET no transcorrer do semestre, bem como de assuntos entendidos como de interesse para a comunidade. O objetivo de sua edição e publicação é propiciar o aperfeiçoamento em termos de redação, organização e criatividade para os petianos, além de uma maior integração com os demais grupos da UNESP e de outras instituições, sobretudo da área de Ciências Agrárias.
Boletim " PET Informa "






Desde do ano de 2002, o grupo organiza e edita o “BOLETIM INFORMATIVO PET ZOOTECNIA” onde são apresentadas matérias atuais na área de ciências agrárias aprofundadas com informações obtidas a partir das pesquisas em zootecnia. O objetivo é oferecer informações e conhecimento científico para o meio acadêmico, produtivo e população em geral.
Palestras Técnicas e Informativas para o CTA - PET CTA


É uma atividade organizada pelos Grupos PET da Agronomia, Medicina Veterinária e da Zootecnia para os alunos do Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio” (CTA), sendo composta por palestras na área de zootecnia, agronomia e veterinária ministradas por integrantes dos PET relacionados. As palestras envolvem atividades do planejamento anual de cada grupo , assim tornando público os projetos e áreas de atuação desses grupos.